ROTEIRO – PROPOSTA DO PROJETO/AULA
1.
Identificação
Nome do
cursista
|
Elizane
Teles de Faria
|
Nome da
Escola:Escola Classe 08
Local (cidade/estado) Planaltina-DF
|
2.
Título/Tema da sugestão de aula
Copa do Mundo 2014:futebol e ecologia
|
3.
Estrutura curricular – Nível de ensino
Ensino
Fundamental inicial
Língua
Portuguesa:Língua oral e escrita:prática de escuta,de leitura e de produção
de textos orais e escritos.
Ciências
Naturais:Vida e ambiente
Matemática:Tratamento
da informação(gráfico).
|
4.
Objetivo (s) – o que o aluno poderá aprender com esta aula?
Desenvolver
a leitura e interpretação de texto jornalístico e informativo;
Desenvolver
comportamentos leitor e escritor;
Opinar
sobre determinado assunto;
Respeitar
opiniões;
Compreender
a importância da preservação da fauna brasileira;
Assumir
atitudes sustentáveis.
|
5. Duração
das atividades
4
aulas de 50 minutos.
|
6.
Conhecimentos prévios
Leitura
de textos jornalísticos sobre a Copa do Mundo de 2014,que será no Brasil;
Leitura
de artigos de opinião(diferença entre fato e opinião).
|
7.
Estratégias e recursos
-Discussão
coletiva(Copa do Mundo 2014);
-Leitura
e interpretação do texto jornalístico;
-Uso
de dicionário;
-Colorir
desenho da mascote;
-Pesquisa
no laboratório de informática;
-Confecção
de gráfico sobre o nome da mascote escolhido pelos estudantes.
ATIVIDADES
1)
Começar perguntando para a
turma sobre a Copa do Mundo 2014(onde acontecerá,data,horários,cidades onde os
jogos acontecerão,localizando-as nas regiões brasileiras etc.);hoje o Brasil
é penta,se ele vencer o mundial em 2014,qual será seu título?.Professor,seria
interessante ter em mãos um suplemento infantil do jornal local.
2)
Entregar à turma,numa folha,o texto jornalístico.Professor,seria
interessante ter em mãos um suplemento infantil de um jornal local.
3)
Após a leitura silenciosa feita pela turma,o professor
deverá ler o texto em voz alta e
com expressividade.Em seguida será realizada a leitura oral pelos estudantes.
4)
Esclarecer o significado das palavras desconhecidas
pelos estudantes,contextualizando-as em outras frases.Se achar
necessário,poderá pedir para que procurem no dicionário.
5)
Realizar,no caderno,a interpretação do texto:
7)
Levar a turma para o laboratório de
informática para que pesquisem sobre o “TATU-BOLA”.Utilizar várias
mídias(imagens,vídeos,textos).
8)
Em duplas,produzir um texto informativo sobre
o tatu-bola.
9)
Montar com a turma,em papel quadriculado,o
gráfico com o resultado da votação da turma para escolha do nome da
mascote.Elaborar coletivamente um título para o gráfico e perguntas sobre ele
para interpretação.Se o professor
achar interessante,montar um mural para expor as atividades
realizadas(desenho,texto e gráfico).
|
8.
Recursos – enriqueça sua aula
|
9.
Recursos complementares
Site oficial da Fifa para
votar no nome da mascote: http://mascot.fifa.com/
|
10.
Avaliação
A avaliação deverá ser realizada durante
todo o processo de ensino-aprendizagem,é importante que o professor avalie o interesse dos estudantes durante a
realização das atividades propostas.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário