sexta-feira, 12 de outubro de 2012

PLANO DE AULA COPA DO MUNDO 2014


 ROTEIRO – PROPOSTA DO PROJETO/AULA

1. Identificação
Nome do cursista
Elizane Teles de Faria
Nome da Escola:Escola Classe 08                                              Local (cidade/estado) Planaltina-DF         
           
2. Título/Tema da sugestão de aula
Copa do Mundo 2014:futebol e ecologia


3. Estrutura curricular – Nível de ensino

Ensino Fundamental inicial
Língua Portuguesa:Língua oral e escrita:prática de escuta,de leitura e de produção de textos orais e escritos.
Ciências Naturais:Vida e ambiente
Matemática:Tratamento da informação(gráfico).



4. Objetivo (s) – o que o aluno poderá aprender com esta aula?
Desenvolver a leitura e interpretação de texto jornalístico e informativo;
Desenvolver comportamentos leitor e escritor;
Opinar sobre determinado assunto;
Respeitar opiniões;
Compreender a importância da preservação da fauna brasileira;
Assumir atitudes sustentáveis.



5. Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.


6. Conhecimentos prévios
Leitura de textos jornalísticos sobre a Copa do Mundo de 2014,que será no Brasil;
Leitura de artigos de opinião(diferença entre fato e opinião).


7. Estratégias e recursos
-Discussão coletiva(Copa do Mundo 2014);
-Leitura e interpretação do texto jornalístico;
-Uso de dicionário;
-Colorir desenho da mascote;
-Pesquisa no laboratório de informática;
-Confecção de gráfico sobre o nome da mascote escolhido pelos estudantes.

                                          ATIVIDADES

1)     Começar perguntando para a turma sobre a Copa do Mundo 2014(onde acontecerá,data,horários,cidades onde os jogos acontecerão,localizando-as nas regiões brasileiras etc.);hoje o Brasil é penta,se ele vencer o mundial em 2014,qual será seu título?.Professor,seria interessante ter em mãos um suplemento infantil do jornal local.
2)     Entregar à turma,numa folha,o texto jornalístico.Professor,seria interessante ter em mãos um suplemento infantil de um jornal local.
3)     Após a leitura silenciosa feita pela turma,o professor deverá ler o texto em voz alta e com expressividade.Em seguida será realizada a leitura oral pelos estudantes.
4)     Esclarecer o significado das palavras desconhecidas pelos estudantes,contextualizando-as em outras frases.Se achar necessário,poderá pedir para que procurem no dicionário.
5)     Realizar,no caderno,a interpretação do texto:
6)   Colorir o desenho da mascote:
7)   Levar a turma para o laboratório de informática para que pesquisem sobre o “TATU-BOLA”.Utilizar várias mídias(imagens,vídeos,textos).
8)   Em duplas,produzir um texto informativo sobre o tatu-bola.
9)   Montar com a turma,em papel quadriculado,o gráfico com o resultado da votação da turma para escolha do nome da mascote.Elaborar coletivamente um título para o gráfico e perguntas sobre ele para interpretação.Se o  professor achar interessante,montar um mural para expor as atividades realizadas(desenho,texto e gráfico).   


 


8. Recursos – enriqueça sua aula


9. Recursos complementares
Site oficial da Fifa para votar no nome da mascote: http://mascot.fifa.com/

10. Avaliação
A avaliação deverá ser realizada durante todo o processo de ensino-aprendizagem,é importante que o professor avalie o interesse dos estudantes durante a realização das atividades propostas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário