domingo, 14 de outubro de 2012

         DIA DO/DA PROFESSOR(A)!

                No dia da professora e do professor deixo para nós essa homenagem linda que nos foi feita por Leci Brandão!
                Essa música já foi cantada por muitas vezes nas nossas lutas históricas onde reivindicamos incansavelmente mais dignidade,respeito,melhores condições de trabalho e escola pública de qualidade para todos!
                                            
                     FELIZ DIA DAS PROFESSORAS E        PROFESSORES!
             
                       Dia do Professor

sábado, 13 de outubro de 2012

Navegando por vídeos e outras mídias




                  Muito bom o "Curta na Escola" !!
                  Todos os filmes disponíveis que assisti são muito bons,enriquecem muito o nosso fazer pedagógico.
                  Como sugestão para o trabalho com "História e cultura africanas e afro-brasileiras" deixo aqui o curta "O xadrez das cores".Confira também no acervo pedagógico o plano de aula para ser aplicado depois do filme: "xeque mate discriminação racial!"
                   Tomara que vocês aprovem minha sugestão e se possível apliquem-a no dia 21 de novembro!Axé!








sexta-feira, 12 de outubro de 2012

PLANO DE AULA COPA DO MUNDO 2014


 ROTEIRO – PROPOSTA DO PROJETO/AULA

1. Identificação
Nome do cursista
Elizane Teles de Faria
Nome da Escola:Escola Classe 08                                              Local (cidade/estado) Planaltina-DF         
           
2. Título/Tema da sugestão de aula
Copa do Mundo 2014:futebol e ecologia


3. Estrutura curricular – Nível de ensino

Ensino Fundamental inicial
Língua Portuguesa:Língua oral e escrita:prática de escuta,de leitura e de produção de textos orais e escritos.
Ciências Naturais:Vida e ambiente
Matemática:Tratamento da informação(gráfico).



4. Objetivo (s) – o que o aluno poderá aprender com esta aula?
Desenvolver a leitura e interpretação de texto jornalístico e informativo;
Desenvolver comportamentos leitor e escritor;
Opinar sobre determinado assunto;
Respeitar opiniões;
Compreender a importância da preservação da fauna brasileira;
Assumir atitudes sustentáveis.



5. Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.


6. Conhecimentos prévios
Leitura de textos jornalísticos sobre a Copa do Mundo de 2014,que será no Brasil;
Leitura de artigos de opinião(diferença entre fato e opinião).


7. Estratégias e recursos
-Discussão coletiva(Copa do Mundo 2014);
-Leitura e interpretação do texto jornalístico;
-Uso de dicionário;
-Colorir desenho da mascote;
-Pesquisa no laboratório de informática;
-Confecção de gráfico sobre o nome da mascote escolhido pelos estudantes.

                                          ATIVIDADES

1)     Começar perguntando para a turma sobre a Copa do Mundo 2014(onde acontecerá,data,horários,cidades onde os jogos acontecerão,localizando-as nas regiões brasileiras etc.);hoje o Brasil é penta,se ele vencer o mundial em 2014,qual será seu título?.Professor,seria interessante ter em mãos um suplemento infantil do jornal local.
2)     Entregar à turma,numa folha,o texto jornalístico.Professor,seria interessante ter em mãos um suplemento infantil de um jornal local.
3)     Após a leitura silenciosa feita pela turma,o professor deverá ler o texto em voz alta e com expressividade.Em seguida será realizada a leitura oral pelos estudantes.
4)     Esclarecer o significado das palavras desconhecidas pelos estudantes,contextualizando-as em outras frases.Se achar necessário,poderá pedir para que procurem no dicionário.
5)     Realizar,no caderno,a interpretação do texto:
6)   Colorir o desenho da mascote:
7)   Levar a turma para o laboratório de informática para que pesquisem sobre o “TATU-BOLA”.Utilizar várias mídias(imagens,vídeos,textos).
8)   Em duplas,produzir um texto informativo sobre o tatu-bola.
9)   Montar com a turma,em papel quadriculado,o gráfico com o resultado da votação da turma para escolha do nome da mascote.Elaborar coletivamente um título para o gráfico e perguntas sobre ele para interpretação.Se o  professor achar interessante,montar um mural para expor as atividades realizadas(desenho,texto e gráfico).   


 


8. Recursos – enriqueça sua aula


9. Recursos complementares
Site oficial da Fifa para votar no nome da mascote: http://mascot.fifa.com/

10. Avaliação
A avaliação deverá ser realizada durante todo o processo de ensino-aprendizagem,é importante que o professor avalie o interesse dos estudantes durante a realização das atividades propostas.




DIA DAS CRIANÇAS EM FAMÍLIA


Dicas bem legais de atividades para toda a família comemorar o dia das crianças!Achei muito legal,espero que vocês curtam!Bom dia das crianças em família!!



DIA DAS CRIANÇAS EM FAMÍLIA.

DIA DAS CRIANÇAS

FELIZ DIA DAS CRIANÇAS!







sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Olá,galera!Estou fazendo o curso do proinfo!Está muito booooom!Estou fazendo grandes e boas descobertas!Beijos!